As arritmias são alterações no ritmo cardíaco. Na maioria das pessoas os batimentos cardíacos giram em torno de 50 a 100 por minuto, com variações nas situações de repouso ou esforço físico. Alterações nesse funcionamento podem fazer o coração bater em ritmo acelerado (taquicardia) ou lento demais (bradicardia). A maioria das arritmias são benignas e não causam sintomas, porém outras podem provocar sensação de palpitações, desmaios e risco de morte.
Boa parte das arritmias não tem uma causa bem definida, sendo algumas de nascença. Outras são decorrentes de problemas no músculo do coração, como infarto, doença de Chagas, doença nas válvulas, uso de medicamentos e outras doenças sistêmicas (anemia, estresse, ansiedade, infecções).
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
Primeiramente é feita uma avaliação pelo cardiologista, exame físico e eletrocardiograma. Em alguns casos é preciso uma investigação mais detalhada, como o teste ergométrico, o Holter - que registra o batimento cardíaco do paciente em suas atividades cotidianas 24 horas por dia.
COMO PREVINIR?
Além da prática de exercícios físicos e alimentação balanceada, é essencial a avaliação médica regular (check-up) e o controle de fatores de risco de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e tabagismo.
Comments